domingo, 12 de fevereiro de 2017

Apostila de Estudos Musicais do SMI ©



    Passado quase um mês da criação da apostila do SMI©, já temos um feedback muito motivador vindo dos próprios alunos que já adquiriram esse material institucional. 

    É a primeira edição de uma apostila teórica, com material autoral e independente. Essa produção visa a possibilidade de mostrar um caminho novo no aprendizado musical, que pode ser aprendido sem perder a tranquilidade e a diversão da arte, e assim poder romper com tradições de ensino demoradas, chatas ou muito superficiais.
   Em vários anos de experiência de ensino, o resultado é esse método, que foi se aperfeiçoando, até hoje ser capaz de ensinar profundamente a tradição clássica, na agilidade dos novos tempos.
   Será seguida de mais duas, desenvolvendo conteúdo intermediário e avançado da teoria, pedagogia, prática e filosofia na área musical, exclusivamente aos alunos do SMI©, embora haja planos para divulgar uma versão para o público geral.

  Um dos alunos do SMI©, Matheus Casquer, redigiu uma resenha primorosa sobre a apostila, descrevendo também sua experiência de aprendizado.
Confira:
Matheus Casquer, aluno do SMI©
Matheus, aluno do SMI
"Há quase dez anos no mercado da didática musical, o guitarrista Carlos Speedhertz fundou a sua escola- o Speedhertz Music Institute (SMI)- em 2014. Contando com um espaço bem equipado para todas as necessidades – desde a aula teórica até a gravação – e um método personalizado que visa enquadrar a música na rotina de cada aluno, em pouquíssimo tempo o SMI alcançou um número expressivo de matriculados.


                Dando continuidade a essa proposta de aprendizado otimizado, em janeiro de 2017 sai a primeira literatura de ensino musical da escola: a “Apostila de Estudos Musicais SMI – Estudos Básicos”.  Como o próprio nome já denota, a intenção do material é fornecer ao leitor suporte ao aprendizado inicial da música, com um interessante diferencial: compila a teoria e prática básicas do instrumental em cordas, não se focando em apenas um o outro instrumento. Tal abordagem faz muito sentido quando nota-se que as aulas oferecidas no SMI são justamente as de Guitarra, Baixo e Violão, além de lições básicas de técnicas vocais.



                A apostila já começa com um importante prefácio que explica a função do material como instrumento de apoio, ressaltando o caráter imprescindível das aulas com o professor.

              Ao contrário de muitos métodos que explicam superficialmente os conceitos iniciais ao aluno e já produzem aí as primeiras dificuldades de compreensão, a Apostila do SMI dedica um capítulo inteiro à física do instrumento, afinação, postura e traz até mesmo para essa parte exercícios de aprendizado e fixação. Já nessa parte também nota-se o esmero do guitarrista em produzir um material de fácil compreensão, com linguagem adequada, esquemas gráficos e muitas figuras coloridas.

No próximo capítulo começam a se compreender a linguagem básica das notas musicais, tudo apoiado numa explicação muito didática da Escala Cromática. Um destaque válido é para as “Dicas do Mestre” – pequenos comentários ao longo de cada lição que trazem “macetes” e vivências para auxiliar o aluno na assimilação da lição. O capítulo avança explicando o sistema de cifras e os acordes maiores. 


O material segue abordando Escalas Maiores, Escalas Menores, Pentatônicas, Acordes com Pestana, Acordes com Sétima, Intervalos de Terça, Intervalos de Quinta, Noções Básicas de Arranjo, Técnicas Básicas, Conceitos de Ritmo, Tempo, Andamento e Compasso, Dedilhados e Transposição Musical, entre vários outros temas, sempre adequados ao nível e às necessidades de cada estudante.

Talvez um dos aspectos mais positivos do material seja a variedade. Ao final de cada capítulo, como parte do treinamento prático, faz-se presente o estudo de determinado ritmo musical. Já nas primeiras lições o aluno encontra abordagens de Valsa e Guarânia – contextualizadas com um breve resumo de sua história e características regionais.  E assim também ocorre com o Country, o Pop, o Reggae, a Bossa Nova e o Sertanejo.

 
Apesar de trazer exemplos congruentes com o nível do aluno, as aulas são personalizadas, e o professor adiciona diversos anexos ao longo da aprendizagem que combinem com os gostos e intenções do estudante, variando, por exemplo, os ritmos abordados.

Por fim, posso compartilhar de minha experiência pessoal que o conteúdo da “Apostila de Estudos Musicais SMI – Estudos Básicos” reflete exatamente o que se encontra no SMI: um professor dedicado, que busca ao máximo se flexibilizar para atender as necessidades e rotinas de seus pupilos, dando agora mais um passo em uma caminhada que proporciona a muitos os prazeres da música no cotidiano. Pude ter contato com vários materiais durante meus estudos e poucos são tão completos e detalhados como este, sem soar nem um pouco complexo ou entediante. Vale muito à pena conferir, não só o material, mas como as aulas no SMI também! "
Matheus Casquer - aluno do SMI.


Obrigado, Matheus, pela dedicação como aluno e amigo!!

 A apostila ainda está disponível para os alunos, tanto aos antigos, como opção de acompanhamento do curso, quanto para os novos alunos que entrarem a qualquer tempo.

 

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